Alex, o Bunbury do Canadá, foi um nome muito em voga nos idos de 80 e foi também o Melhor Estrangeiro do velhinho Campeonato Nacional da 1ª divisão em 1994/95. Ano em que, curiosamente, Paulo Alves e Tavares se exibiram nos principais papéis de uma selecção portuguesa aos papéis. Foi o ultra-famoso Skydome. No Canadá, claro.
Como é sabido, o Canadá tem muitos pergaminhos no hóquei no gelo, mas rivaliza de perto com o Tadjiquistão em termos de futebol. Por isso não espanta que, provavelmente, Alex seja o único futebolista canadiano que conhecemos (*) – isto se finalmente reconhecermos que Fernando Aguiar era mais um protótipo de cyborg e não tanto um jogador de futebol. E, para dizer a verdade, é talvez o melhor dos cidadãos canadianos que conhecemos – pois o Brian Adams, o Ben Johnson e a Avril Lavigne merecem o caixote de lixo e a Céline Dion devia ser co-incinerada directa e inapelavelmente em Souselas (embora Souselas não merecesse este desaforo).
Marcou golos como ninguém marcara ou marcaria no jardim do Alberto João. Cerca de 60 aconchegos à rede em meia dúzia de anos, o grande terror dos visitantes do Caldeirão, quatro letrinhas que dançaram o bailinho da Madeira tendo o golo como parelha e uma relação íntima com a sua grande amiga, a bola.
Aqui o vemos a testar as suas capacidades acrobáticas num momento de terna privacidade. Alex sabia bem o que era o melhor para o esférico, tratando-o com paninhos quentes. E a redondinha retribuía essa afabilidade, grudando-se a Alex tal como João Paulo Brito se colava à linha lateral, ciente que com Alex estaria bem.
E como não havia de estar? A doçura de Alex contrastava com a potência enviezante de Heitor, a sisudez com sotaque de Carlos Jorge, a valentia sarrafeira de Zeca e a apatia desconcertante de Asselman. Já para nem falar do indescritível Fernando Aguiar. Não havia muitas alternativas. Alex apenas fez com que a bola não tivesse dúvidas em decidir de quem ser amiga. Em troca, Alex sussurrava-lhe o segredo de beijar a rede, como grande confidente que era. E ambos iam trocando muitas carícias que faziam os goleiros perder a cabeça.
Era uma ligação que tinha tudo para dar certo. Se não foram felizes para sempre, foi porque a bola, esse fatal objecto de desejo, resolveu iniciar um flirt com o Toedtli. Já se sabe, as bolas são muito volúveis.
Citámos no início desta prosa canadianos e canadianas (que não muletas) célebres. Para quem não sabe, o saudoso Michael J. Fox é igualmente do país da folha de plátano. E quem não se lembra de quando Michael J. Fox fazia de… Alex?
(*) Abro um pequeno espaço confessional: os meus 15 segundos de fama televisiva devem-se a Alex. Novembro de 1996. Programa “Donos do Jogo” da SIC (um Trivial Pursuit futebolístico, para quem não se lembra). A tensão do directo. Pergunta do Paulo Garcia para golo: “Quem marcou o penalty que deu a vitória ao Canadá no jogo contra El Salvador na semana passada”? Oportunidade flagrante. Estava desmarcadíssimo, sem fora-de-jogo. Não era possível haver mais alguém que marcasse no Canadá. Respondi de cor, nem deixei que passasse um segundo. Inaugurei o marcador. Foi só encostar.
Resultado final: perdi… 2-1.
18 comentários:
O Bunbury era bom jogador!
Tinha quase tanta mobilidade como o Krpan e quase tanto poder de finalização como o Yazalde (do Varzim claro...)
Juntem estes atributos num só homem e aparece, não um monstro careca croata do senegal, mas sim um terrível artilheiro!!
Abraços e Tantas Robainas para todos...
Ivo
(ps: O meu coração rejubila! Vinha e Cao vao pontificar nos distritais com a camisola da fénix do Salgueiros!!! Óh felicidade suprema...)
é, o futebol com certeza não é o forte do Canadá, mais o país é lindo !!! veja este link: Belezas do Candá
O Cao tambem ?????
Aleluia, Hossana nas alturas!!!!
So falta o Nikolic
O Nikolic sem o Milovac não é nada!
O Alex era 1 boi... 1 boi cromo!
Pois é Vidalpinheiro, o Cao também!!
Só falta o Paquito e o Litera e a minha vida fica crómica completa!!
Abraço
ivo
Antes demais o correcto e
"Aleluia. Hassan nas alturas!!"
Mas vou ja rezar 2 Peu nossos e uma Di Maria.
O Paquito......
Ah pois, "Hassan nas alturas", que isto das heresias tem que acabar!
"Hassan nas alturas e Jocivalter entre nós", foi assim que me ensinaram...
Ai se o Carlos Manuel (o Carlão do bigode) fosse o treinador...
Nem quero pensar nisso senão ainda me sai uma lagriminha marota tipo as fintas do Punisic ou as tranças do Balboa...
Um abraço e um Tixier.
Ivo
Também andei pelos Donos do Jogo.
Desempate por penalties
Pergunta: "Em que ano foi fundado o Deportivo da Corunha" ?
Resposta: 1904 - Mega Chouriçada!
Um Lalic para vocês
Um Milovac para todos vós.
Regressado de férias, prometo desde já um post sobre o renascer da Fénix. Cao é bom demais...como se já Vinha e Falmeida não bastassem.
Rodrigues, estiveste inexcedível a segurar o forte, qual Vladan num jogo na Maia contra um dos grandes.
Um grande Luíz Claudio para o povo da bola.
E o Tulipa é o novo treinador do Trofense!!
O Renato tb faz parte do Novo plantel do Salgueiros
O Renato do Sporting e Leiria?
Por favor, digam-me que sim!!
Assim já só falta o Leão e o Vouzela!!
Ivo
Sim o Renato do Salgueiros que jogou no Sporting com Leao, Sa Pinto e Pedrosa.
Esse mesmo...
O Leao nao joga mas faz parte da equipa tecnica juntamente com o Pedro que era um central magnifico. Duro de rins e um pouco lento mas magnifico, salvo erro nunca jogou noutra equipa a nao ser o Salgueiros.
Este Sabado comeca o Campeonato, mas eu vou dando noticias....
Bora ai exemplos de baluartes de um clube como o Pedro???????????
AH nao ha.... talvez o Joao "Broas" Pinto ou o Paulinho Santos (chegou a jogar noutro clube??)
Talvez o Paixao....
O Rocha dedicou-se exclusivamente à Académica, parece que sentia um prazer enorme em mandar calduços aos caloiros.
E o Diamantino e o Paulo Alexandre do D. Chaves devem ter ocupado, no mínimo, 90% da sua vida de jogador no belo Basileia do Tâmega.
Duas palavras: Marcos Severo
o Alexandre do Varzim!!
Foi dos melhores avançados (senão o melhor) que passou pelo meu Marítimo nos últimos anos.
Fico feliz por ver também que os meus vídeos do youtube aparecem compiladas algumas partes no vosso vídeo.
Enviar um comentário